domingo, 1 de abril de 2007

IME - Input Method Editor

Algumas vezes tive as minhas dificuldades com mais este produto da MicroHard!!!

Agora estou as voltas com isso na instalação de um Win2k. Não estou encontrando a forma de ativar os teclados. Onde estaria isso? No WinXP, isso é feito nas configurações regionais do painel de controle! Será que no Win2k é necessário ir até o setup conforme disse o Harry? Realmente, a ativação destes recursos não está no painel de configurações regionais no caso do Win2k. Onde estará?

Voltando às "vacas frias" (WinXP). Vamos recordar alguns pontos na instalação do IME (Input Method Editor).

Parece que a na primeira tela de download da microsoft ( http://www.microsoft.com/windows/ie/ie6/downloads/recommended/ime/install.mspx ) eles já começam a querer te confundir. Procure notar a diferença quando eles falam em Windows XP e Office XP. O primeiro se refere ao sistema operacional enquanto o segundo se refere às aplicações (i.e. Word, Excel, etc). Verifique em Ajuda do seu Word que Office você está utilizando. Se for Office XP, isso deverá estar explicito no nome do produto. Se for qualquer outro, Word 2002, por exemplo, não é o caso de Office XP. De qualquer forma, se você estiver rodando o Office XP, no momento da instalação o sistema recusará a instalação dizendo que o software é inapropriado. Você retorna e baixa o software pelo link http://office.microsoft.com/en-us/help/HA010347361033.aspx

Assumindo que você não está rodando o Office XP. Baixamos os instaladores do IME desejados (chines simplificado, chines tradicional ("complicado"?), japones, koreano, etc). Ooops isso pode ser chato. A microsoft quer que a versão do seu Windows XP seja original e somente vai permiter que você baixe o software após a validação. No processo de validação, o Internet Explorer pode pedir a instalação de um Activex. Atenção à barra amarela que aparece no alto de sua tela. Autorize a instalação para que ele faça a validação. Validado a tela pulará diretamente para a tela de download. Bem, já houvi falar de casos em que não se pede esta validação. Tente, e experimente. Me conte das novidades.

Baixado o software. Execute-o. Isso deve ser bem simples.

Google IME
Falando com o Prof. Sylvio ele sugeriu o uso do recem-lançado Google IME.

Um comentário:

Andressa disse...

Oi!

Meu sistema não passou no teste de validação, e o porquê é uma longa história.. xP

Queria saber se tem outro jeito de fazer o download do IME, porque eu não tenho o cd do Windows XP, e preciso do IME porque pretendo fazer um curso de japonês ^^

Se puder me ajudar, agradeço desde já.