segunda-feira, 16 de abril de 2007

Minha rede local em casa.

Procurarei manter aqui o registro das aventuras com esta estrutura em casa. Algumas das configuracoes precisaram ser refeitas e nao gostaria de reinventar a roda sempre.

Configuração: Quatro micros (2winxp, 1win98, e 1linuxFedoraCore), interligados por um switch/router/dhcp dlink di-604, ligado a um modem webstar em um cabo ajato.

Mascarando o mac address registrado no provedor. Obtenção do MAC address atraves do comando ipconfig /all do winXP, acesso ao administrador do di-604 via browser, configurar para clonar o MAC address do DI-604.

Configurar para que os micros tenham acesso à internet.

Redirecionado o acesso a porta 80 para o Fedora Core.

Impressoras compartilhadas pela rede atraves das estacoes windows.

Compartilhamento de arquivos entre os windows.

Ativação do Samba para compartilhamento de arquivos na rede Windows / Linux ainda pendente de configuração.

Numa segunda rede com 2winXP e um router/switch/dhcp com acesso via Virtua tivemos um problema de não conseguir acesso por um dos micros. Depois de muitas tentativas, a opção mais simples funcionou. Reconfigurar a rede com o proprio XP (Dudu - 2007-04-18).

O DI-604 repentinamente parou de indicar no painel a presença dos cabos.... Religando a fonte, o aparelho faz a checagem padrão, mas termina com a luz de power-on mais fraca do que o normal e as demais luzes apagadas como se os cabos não estivessem lá. Testando a fonte, parece que ela está com problemas. Uma nova fonte e tudo voltou ao normal. Tivemos que reconfigurar a rede pois as informações de configuração foram perdidas (omy - 2007-04-27).

Nenhum comentário: