domingo, 6 de maio de 2007

GetASFStream para copiar Stream de Video

Problema
Assistimos videos educativos pela internet. Será que conseguimos capturar estes videos e gravar em midia offline para assistir em aparelho de DVD caseiro?
Como capturar os videos que estão disponíveis no http://portacurtas.com.br/ ?

Uma Solução
Como o video chega ao nosso micro como um stream, usaremos o GetASFStream capturando o video em nosso micro. Usando um gravador de CD criamos uma midia em formato VCD, que pode ser reproduzido nos aparelhos de DVD atuais.

Obtendo o GetASFStream
O programa GetASFStream pode ser obtido no endereço http://tetora.orz.ne.jp/forum/gasdown/download.cgi
A sua instalação é totalmente indolor!

Capturando o Video com o GetASFStream
Certifique-se que a conexão com o site que envia a imagem está funcionando. Ou seja, assista ao menos um trecho do video na sua forma usual pela internet.
  • Inicie o GetASFStream
  • capture o endereço do video,
  • o GetASFStream deverá interceptar o clipboad e apresentar a tela de preparação para a captura.
  • Confirme as suas opções e inicie a captura.
Observe que o processo de tempo-real, ou seja o site "toca/play" o video e o programa GetASFStrem captura em arquivo.
Uma dica é estabelecer alguns parametros iniciais para a captura, como o diretorio para onde se vai capturar o arquivo, o nome do arquivo sendo capturado, etc.

Converter para VCD
Os arquivos capturados tem algum formato de video como ASF, WMV, etc. Em geral, os produtos de gravação de CD-ROM (Nero, RealPlayer, MediaPlayer, CDBurnerXP Pro, etc) tem a opção de criação de VCD com estes arquivos. Ele sabe conferir se vai caber no disco.
Voltando para casa ontem (08/05/2007), ouvimos pela Eldorado AM, o programa Plug700 com a dica sobre um site conversor de formatos de audio e video. Ainda cabe ser testado e avaliado.

Extrair MPEG de VCD
Um trabalho correlato é a extração de uma arquivo MPEG a partir de um VCD. Para isso, experimentei e funcionou bem o VCDGear! Parece que o video inteiro em um VCD está mesmo na pasta MPEGAV do VCD em formato DAT.

Baixar Video do YouTube.
Para baixar video do YouTube use o programa VDownloader! Cuidado que alguns sites que tem este programa contem a versão contaminada com virus.
Uma alternativa online interessante é o http://vixy.net/ ! Indique o endereço do video no YouTube, ele converte para AVI e te oferece para fazer o Download. O resultado fica melhor se visto no DviX que pode ser baixado neste mesmo site.

DownloadHelper
Para os usuários de Mozilla FireFox, o DownloadHelper é um plugin bem eficaz.

Nenhum comentário: