segunda-feira, 7 de maio de 2007

Problemas na inicialização do micro

ligo o micro, aparece o logotipo do fabricante na tela, as luzes do drive A e do HD se acendem. Os acessos ao HD cessam, a luz do drive A continua acesa, sem nenhum floppy nele. A tela continua com o logotipo do fabricante. Tudo fica parado assim.

Dá impressão que o micro congelou durante os primeiros acesso à BIOS.

Os foruns na internet indicam problemas com a BIOS, bateria fraca, mal contato das memorias, ou outros dispositivos com mal contato. Alem, de paliativos como teclar a tecla tab para saltar passos no processo de inicialização.

Isso me leva a uma dúvida. Qual é a sequencia de passos realizados durante o processo de boot? Parece que a tecla TAB tem a propriedade de saltar passor durante este processo, ainda que não exibidos na tela.

A possibilidade de mal contato é uma realidade pois tenho observado um comportamento erratico do meu leitor e gravador de cd-rom. Vou procurar desligá-lo em uma proxima oportunidade.

O problema no meu caso, é intermitente. Deixando desligado por cerca de meia hora, um novo power on funcionou normalmente. O problema continua, mesmo com os driver de cd rom totalmente desligados. Parece que o HD não responde a tempo, e na sequencia de boot, ele volta para procurar o boot no drive A.

Nenhum comentário: