sábado, 21 de julho de 2007

Virus : Um caso

Notas de que incidente com virus.

O Avast detectou a presença do Win32:OnLineGames-WK [Trj] no micro. Aparentemente a compulsão por clicar contribui para este efeito. Como controlar a compulsão por clicar?

A solução Avast é de colocar em quarentena, mas nem isso nem a exclusão do arquivo, dá cabo ao problema. Parece que ele se multiplica, usando um novo nome para o arquivo.

Sabendo qual é virus, pergunta-se ao Google o que temos sobre o assunto. Basta colocar o nome do virus no campo de consulta para aparecer um bocado de referencias sobre o assunto.

As recomendações e providencias são bem simples.
  • desligar as restaurações automáticas do sistema (iniciar, painel de controle, desempenho e manutenção, sistema, restauração do sistema, clicar no item desativar a restauração automática. É assim que o virus reaparece no seu micro.
  • identificar os arquivos infectador pelo antivirus e reparar.
  • identificar com o Hijackthis os programas intrusos rodando e reparar.
  • atualizar os recursos de limpeza (antivirus, anti-propaganda, limpador de registros, e limpador de espiões)
  • reinializar o sistema em modo de segurança (F8) ao iniciar o windows.
  • executar as limpezas. Uma sequencia sugerida é limpeza dos discos, antivirus, antipropagandas, antiespiões, limpeza dos registradores. Se forem encontrados problemas, repetir a dose.

Problema de ver o caso resolvido (os sintomas desaparecerem) sem que se saiba exatamente qual dos procedimentos realmente funcionou.

O incidente com o equipamento ao lado, ligado a mesma rede interna tem relação com este incidente? Pode o virus ter passado pela rede interna:


Mantendo atualizada a minha lista de ferramentas para enfrentar os problemas.

Nenhum comentário: