sexta-feira, 18 de julho de 2008

Apagão no Serviço Speedy da Telefonica.

Ainda é só um pequeno problema. Mas, até quanto? Em breve teremos recursos vitais dependentes dos recursos de comunicação de dados da telefonica, como o Speedy.

Bom.... aqui estamos nós convivendo com danos previstos.

Atendimento.
Parte de todo o problema é causado pelo péssimo atendimento da empresa ao público e a imprensa em geral. Informação é fundamental. O presidente da empresa não pode vir a público para dizer que não sabe o que está acontecendo. Isso já está ficando cronico entre presidentes. Qual é a prioridade?? Restabelecer os serviços!? Preservar a imagem da empresa?

Ir a público, em forma de propaganda, dizendo que vai ressarcir os danos causados pela falha, chega a ser cinismo! Como poderiam eles pagar pelos danos causados a população em geral com a indisponibilidade dos serviços públicos! Mesmo o acréscimo a título de multa, auto-aplicado, não é aceitável. É necessário responsabilidade, civil e ética. O que falhou? Porque falhou? O que foi feito para que isso não mais aconteça? São estas as perguntas que queremos ver respondidas.

Serviço essencial
Os serviços da Telefonica são essenciais sim... e não somente para os viciados em internet como faz crer a imprensa. É fundamental que os canais de comunicação sejam mantidos livres e desempedidos.

A Empresa se Responsabiliza pelo Danos Causados.
O presidente da Telefonica quer ressarcir todos os prejuizos causados pelo incidente. Como se pessoas e empresas vivessem de cobrar multas por quebra de contrato. Não! As multas devem ser por responsabilidade. Investimentos que deveriam ter sido feitos e não foram. Procedimentos que deveria ser observados e não foram.

O que falhou?.
É a primeira grande pergunta! O que falhou? Hardware? Software? Procedimentos? Pessoal? O que falhou?

Recursos Preventivos falharam?
Recursos de backup, equipamentos de redundância, rotas alternativas, recursos para isolamento de falhas. Porque tudo isso falha expondo a população a falta do serviço.

Priorização e Preservação de serviços.
A degradação graciosa" não funcionou? Porque o problema se propaga afetando a tudos e a todos. Porque o escalonamento hieráquico que serviços não funcionou?? Se é que existia?

Quem investiga o investigador.
Em um incidente que afeta toda a sociedade, cabe a investigação ampla e em todos os níveis. Não somente para encontrar as causas dos problemas, mas para buscar corrigir os procedimentos em uso. É preciso buscar aprender com o incidente.

Investigação Pública e Independente.
É preciso uma investigação pública e independente do incidente, não especificamente para encontrar e punir culpados, mas para entender e aprender com o incidente. Para melhorar os procedimentos, aprimorar as regras de conduta, otimizar os recursos investidos, procurar evitar futuras ocorrencias, enfim.
A presença dos órgãos reguladores de forma ativa e firme é fundamental para garantir a evolução dos serviços. Se as regras do jogo precisam ser mudadas, contamos com os órgãos reguladores para que atuem com firmeza.








Veja mais sobre a repercussão sobre o caso.

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