domingo, 1 de fevereiro de 2009

um kit de limpeza

Em caso de pânico, é importante termos um kit de limpeza geral da nossa configuração.

Duas ferramentas são fundamentais durante a operação do dia a dia.

Anti-virus
O anti-virus (exemplos: avg, avast, panda, etc) deve ser mantido atualizado (programa e banco de dados). Ele tem a função de evitar a instalação e execução de códigos intrusos em sua configuração. Na sua função online, monitora a execução dos programas evitando a instalção de códigos intrusos. Na sua execução de inspeção, procura por códigos intrusos que tenham se instalado. A execução periódica da inspeção é recomendada. ClamWin é uma alternativa a ser considerada.

FireWall
O firewall (exemplos: Comodo, ZoneAlarm, SyGate) monitora os acessos do seu computador à internet/rede e da internet/rede ao seu computador. Conforme a sua configuração permite ou nega o acesso. A atualização deste programa não é tão crítica. O que é importante é a revisão das regras de acesso definidas para garantir que a segurança seja preservada.


Duas ferramentas se destacam na inspeção de processos em funcionamento na sua configuração alem do Gerenciador de Tarefas.

hijackthis
Este programa pode ser encontrado nos bons locais para download. Uma busca com o Google te levará a versão mais atualizada do programa.
Trata-se de uma boa ferramenta para inspeção da sua configuração. Em particular, ele é capaz de relatar os programas que estão rodando em um determinado instante. De posse desta lista, podemos identificar se algum código não autorizado está rodando em nossa máquina.

Process Explorer
É um gerenciador de processos mais detalhado do que o gerenciador de tarefas do windows e mais dinamico do que o highjackthis. Ele pode ser baixado do seu provedor predileto, sendo amplamente disponível. Para o uso mais detalhado deste programa é necessário o conhecimento um pouco mais profundo do Windows. No entanto, se for somente para identificar algum processo intruso em sua máquina, isso não requer grande conhecimento ou habilidade. No caso de precisar eliminar algum processo ou alterar a configuração de execução dos programas no Windows recomenda-se um pouco mais de cautela.


Algumas ferramentas de limpeza da configuração são extremamente automatizadas e são muito úteis na manutenção de sua configuração.

regclean
O Windows mantem a sua configuração em uma estrutura de registro. Isso poderia ser bom, se ele conseguisse mantê-lo organizado adequadamente. O que não acontece. O MV RegClean é um programa que inspeciona e automatiza alguns processo de manutenção dos registros. Realmente, ele sempre tem muito trabalho pois o nosso dia-a-dia acaba bagunçando um bocado os registros.

portinho
é uma ferramenta integrada para a manutenção de sua configuração windows. com eliminadores de arquivos desnecessários, limpadores de registros, etc. é uma ferramenta bastante eficaz não tendo sido observado problemas em sua execução.

ccleaner
é uma ferramenta de limpeza do disco bastante útil. Bastante efetivo na localização dos problemas e com boa capacidade de automação dos processos.

ad-aware
O Ad-Aware funciona com uma lista de programas de propaganda que são incorporados à sua configuração. Identificando estes programas, ele é capaz de removê-los eliminando a carga adicional do seu sistema.
O programa pode ser facilmente encontrado por uma busca no google. É um pouco grande, mas vale a pena.

spybot search & destroy
Com base em uma lista (procure mante-la atualizada) ele procurar por códigos espiões em sua configuração e auxilia no processo de remoção.

NitroPC - Algo que ainda preciso experimentar.


Sobre o processo de limpeza geral, algumas observações.

Atualização.
Procure atualizar os seus programas de inspeção e de limpeza antes de iniciar o trabalho. Em geral, deve-se atualizar tanto os programas quando os seus dados.

Backup.
Como dia o mandamento.... " Backupearás!" Pois nada é garantido.

Execução.
Para uma execução de limpeza "em regra", procure ter os programas e seus dados atualizados. Se possível, faça a inspeção em modo de segurança. deligue os recursos de acesso a internet e rede local.
Garanta que você terá tempo para fazer isso com calma.


Nenhum comentário: