sábado, 6 de fevereiro de 2010

Escrevendo em chines no Windows XP

O seu Windows XP pode ser configurado para escrever em Chinês, bem como em outras línguas do leste asiático (simplificado, tradicional, japones, coreano, etc).

O primeiro passo é informar ao Windows que você estará fazendo uso destes recursos. Em Painel de Controle, Opções Regionais e de Idioma, na aba de idiomas, na parte de Suporte de Idioma Suplementar, marque o item Instalar arquivos para Idiomas do Leste Asiático. Isso ocupa um pouco de espaço em seu disco, poderá pedir pelo seu disco de instalação do Windows XP e possivelmente a reinialização do sistema (reboot). Note que esta é somente uma fase preparatória do seu Windows XP.

Na segunda etapa, vamos escolher as linguas (chines, japones, etc.) com as suas formas de entrada. No mesmo painel de controle, Opções Regionais e de Idioma, na aba de idomas, na parte de Serviços de Texto e Idiomas de Entrada, clique em Detalhes. Entre os serviços instalados, use o botão Adicionar para incluir os idiomas desejados. Escolha os idiomas que quiser, mas recomenda-se que mantenha somente os que irá utilizar, pois a diversidade complica a operação do teclado.



A terceira parte é a utilização do teclado em si. Digamos que você esteja digitando o texto em seu editor predileto em portugues, na barra de atividades do Windows, na parte inferior direita da sua tela, aparece a sigla PT, indicando o eu modo de edição de textos. Agora, se você quiser incluir um trecho em Chinês, clique sobre a sigla PT, e selecione o modo de entrada pelo botão à direita da barra de atividades do Windows.


Nenhum comentário: