quinta-feira, 15 de julho de 2010

Micro da Naira....

Enfim, chegou o micro da Naira para uma olhada.

A queixa é de que o Monitor acende a luz verde e logo em seguida passa a amarelo sem mostrar nada. Isso começou a acontecer de uma hora para outra e mesmo trocando de monitor, o problema continua.

Colocando na bancada, e ligando a configuração, realmente confirmamos o problema. No nosso caso, o monitor reclama que não está recebendo sinal do cabo. Percebemos também que o processo de inicialização (BIOS) parece não ter caminhado muito, ou seja, o reconhecimento dos discos, placas, etc. parece não ter sido feito.

Se isso não for feito, é provável que a BIOS não consiga enviar os seus informes ao monitor, ou mesmo pare antes de começar a fazer mais coisa.

Antes de começar a desligar os dispositivos (CD-ROM, Diskette, cabo de rede, etc), tentei ligar o micro com a porta do CD ROM aberta.... e lá vai.... a BIOS continua o seu processo, mandando os seus informes para o monitor. E tudo continua normalmente.

Aparentemente, em um uso recente, tentou-se gravar um CD com alguns arquivos. Operação esta que não foi completada, ficando os arquivos no buffer do CD ROM prontos para gravação do Windows XP. Isso aparentemente, força a BIOS a uma verificação do CD ROM com mais precisão, impedindo a analise do hardware de avançar. O que foi interrompido quando deixei a caixa do CD ROM aberta.

Limpei o buffer de gravação CD ROM (Windows Explorer, CD ROM, Selecionar todos os arquivos, Limpar).

Entre outras limpezas providenciadas neste equipamento, estão :

  • antivírus - substituição do antivírus vencido que estava instalado mas não estava funcional por falta de atualização.
  • software não utilizados - foram desinstalados (painel de controle) os produtos que não estavam sendo utilizados como gerenciadores de impressoras, jogos, etc.
  • softwares inicializados ao ligar - havia um conjunto grande de software inicializados ao ligar (MSCONFIG), alguns que já não existiam mais, outros que não seriam usados mesmo. A configuração foi ajustada para carregar somente o necessário.
  • softwares instalados - foram instalados software desejados como Microsoft Live que aparentemente não estava conseguindo ser instalado.
  • windows xp sp3, esta preparado para instalação mas aparentemente tinha algum problema. retirado e mantido somente o xp sp2.
PS: 2010-07-21 - A Maira me falou hoje que ainda não está conseguindo instalar programas. O estranho é que instalamos os programas no dia da manutenção. Tentaremos uma revisão na semana que vem.

Nenhum comentário: