segunda-feira, 15 de novembro de 2010

YeaST

Da tentativa de montar um pequeno micro de uso pessoal doméstico com duas sucatas, acabamos com um micro antigo novo. Sim, antigo pois são placas que já estão no mercado a tempos, mas que não haviam sido utilizadas (0km).

Um pouco de memória adicional (512mb) previne possíveis problemas de performance. Aproveitando um hd grande de 200gb, vamos deixar com dual boot (winxp e ubuntu 10.04) mais para eventual procedimentos de manutenção, pois o equipamento deverá ser mesmo usado em winxp. Redimensionamento da partição NFTS com o XP, criação da partição ext2 para o ubuntu foi normal com o gparted de um ubuntu em live cd.

Ubuntu atualizado. Grub ajustado para iniciar com o WinXP SP2 por padrão.

CrossLoop instalado, mas ainda deve ser um pouco dificil de aproveitar este recurso. Vamos ver como podemos usar isso. Optando pelo TeamViewer como ferramenta de suporte remoto. Aparentemente, este recurso é utilizado em outra instalação próxima e podemos aproveitar esta sinergia.

Preparação para operação em Chinês. Fontes Adicionais instalados, programas de dicionários, Será que a instalação do Google PinYin funcionou? Verificar. Para garantir compatibilidade entre os recursos de chinês vamos manter o office em xp fazendo downgrade do 2003. Por facilidade de uso procuraremos usar o NCIKU com as suas funcionalidades de manuscritos.

IE8 atualizado. Não sei se deveria, mas está assim. O antivirus foi trocado para o Avast com registro até novembro de 2011. O Avira emitia algumas páginas de alerta/propaganda que iria distrair o usuário desnecessariamente. Não consegui desativar estes alertas.

Alguns softwares de apoio. Process Explorer, Mozilla com Downloadhelper, Skype, Chrome para aproveitar o painel de endereços, vlc player, e kmplayer, 

O Chrome será o navegador padrão. Uma dificuldade foi fixar os endereços de uso mais frequente em sua tela de Acesso Rápido. Ainda não sei de uma boa forma para faze-lo. Depois que a tela aparece, sei como fixá-la, mas como fazer com que ela apareça? No caso de outros navegadores (mozilla e IE), criei uma página de acesso rápido na internet para facilitar o acesso.

Ajustes no WinXP com memória virtual fixa, modos graficos desligados, e restauração com espaço reduzido.

Na montagem em campo, foi crucial a preservação do endereço MAC do unico micro que estava fazendo acesso à internet diretamente ao Cable Modem. Clonando o endereço no Router funcionou bem.        Apesar do sinal fraco do WiFi, a conexão tem se mantido estável permitindo o uso adequado.

Porque ele tem congelado, no descanso de tela?
Tenho observado que, depois de algum tempo em descanso de tela, o micro tem congelado, sem responder ao mouse ou ao teclado. Não consegui outra forma de recuperar o acesso, senão o botão de reiniciar (warm reset).
Só parece congelar depois de algum tempo, não pouco. e sempre na tela de descanso. não consegui reproduzir o problema diretamente. Procurei nos logs do Windows por alguma mensagem de problemas, mas não encontrei nada relativo a este problema. O que será que o Google diz?
Verifiquei se as configurações de economia de energia estavam ligadas, mas não encontrei nenhuma ligada. Não parece ser problemas com o desligamento de partes do equipamento.
Será que pode ser problemas com os drivers de sem-fio recem-instalado?

To Do.

  • colocar o yst.shorturl.com como página padrão do Mozilla e do IE.
  • Procurar compatibilizar os paineis de acesso rápido do chrome com a página.
  • microfone de mesa, para evoluir para o skype.
  • impressora, falta  cartucho de tinta preta.
  • fotografar a configuração física pode ser útil para diagnósticos à distancia.

Nenhum comentário: