quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Evelyn

Distress call from MRCG! Micro não liga!

Começamos por aí.... Como se anuncia que um submarino afundou?? Claro, claro, um submarino afundar não é digno de anúncio.... faz parte da natureza dos submarinos afundarem.... Isso naturalmente apresenta um problema.... como anunciar que um submarino, com problemas, afundou contra a vontade dos seus tripulantes....???

Da mesma forma, uma chamada estressada, dizendo que o computador não liga, não diz muito. Faz parte da natureza destas máquinas, não ligarem de tempos em tempos.... Algumas boas dicas sobre "como pedir ajuda, ... e obter". Mas neste caso, o problema é grave. Sem acesso a esta máquina, os procedimentos oficiais com prazos correm risco. Vamos tentar ajudar.

Backupearás!
Com dados tão importante, cadê os backups?

LiveCD (Ubuntu 10.10) para o Resgate
Um boot pelo CD usando o Ubuntu 10.10, tivemos acesso aos arquivos de interesse e conseguimos copiar para um outro equipamento da instalação.
A verificação da partição feita pelo gparted não encontrou problemas com ela. Tá me parece mais problema durante o processo de boot do windows.

Vírus
Sim. o CSRCS.exe é um virus. O arquivo com o virus parece ter sido deletado, provavelmente pelo antivirus (AVG), mas sobraram algumas entradas nos Registros apontando para o arquivo, o que provoca a mensagem de erro ao lado. Os procedimentos indicados no artigo parecem ter resolvido os problemas com ele. Mas, fica a dúvida. Como ele chegou a este micro? Porque o antivirus AVG não funcinou (ou funcionou parcialmente)? O que deve ser corrigido nos procedimentos operacionais.
Sincronicidade? Difícil de acreditar, mas temos os relato de atrapalhadas do AVG mais ou menos na mesma hora. A coincidência de processos e resultados é grande, o que me leva a suspeita. Seria possível ele ter ferrado com o WinXP também? Como??

Boot em Modo de Segurança
Tive que tentar algumas vezes, mas finalmente o Windows conseguiu bootar em modo de segurança. Fiz algumas limpezas do disco, eliminando todos os arquivos nitidamente temporários e desnecessários. Usando o MV RegClean fiz a limpeza dos Registros. Alem de tratar as entradas com o csrcs.exe.
Aproveitei para fazer os ajustes de performance usuais como o controle da memória virtual, operações gráficas do windows, espaço dedicado a salvar configurações do windows.
O Reboot e parece que tudo voltou a normal.

Sigilo dos Dados
Em um ambiente desktop, as preocupações com o sigilo dos dados ficam prejudicados. Cópias dos documentos circulam entre os HDs sem maiores preocupações. Como cuidar disso?

Nenhum comentário: