sábado, 8 de janeiro de 2011

Phoenix - Renascendo....

A minha maquina Compaq 933, com 384Mb de memória e quase 60Gb de disco, teve que ser reinstalada por um crash de disco. Aparentemente, a controlador principal de IDE tem algum problema e danificou a estrutura de partições que o disco continha.

Para trabalhar mais tranquilamente com diversos Boots e seus gerenciadores, estou reservando na área inicial do disco uma partiçao de 8mb (mínimo da controladora). Tenho notado que alguns gerenciadores de boot mais recentes tende a invadir a área inicial do disco, além da reservada para o MBR estragando as instalações. Também pode ser que algumas instalações não estejam reservando corretamente a área de MBR, conflitando com outros gerenciadores de boot.

Tentei a geração de Win98, que eu queria para usar alguns programas antigos, mas aparentemente esta máquina não está conseguindo ler o disco que eu tenho. Nem chega a dar boot pelo CD. Muito estranho. Será que temos mais algum problema com esta controladora de IDE deste Maxtor 36147H8?

Boot com o CD do Windows XP SP2, funcionou. Gerei uma partição com 8Gb e gerando uma cópia do XP, fomatando com  NTFS. Não entendi, mas ao tentar dar o boot, após a cópia dos arquivos do windows XP, deu uma mensagem de falta de NTLDR. Não entendi ao certo, mas numa segunda tentativa de boot, está continuando a configurar o Win XP SP2.

Couldn't open drive multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)
NTLDR:Couldn't open drive multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)

Depois de muito bater a cabeça com este equipamento, encontrei um furo no flatcable IDE do HD. Será que é isso que está causando todos estes meus problemas? Não havia observado este furo antes. Será que este cabo funciona mesmo com este furo? Se não funciona, como este furo apareceu? O que causou este furo? Um cabo novo para continuar com os trabalhos sobre este equipamento. o MAC diz que este furo sempre esteve lá.... mas, porquê?

Além deste problema com o Flat Cable, parece que este disco tem algum problema na área de MBR. Os programas não conseguem gravar nele. Nem o FDisk, nem o instalador do Windows. Porque ele não consegue gravar o MBR. Será que o fdisk /mbr consegue?

Ainda não entendi bem porque, mas este HD estava sem nenhum strap marcando a configuração de master, slave, etc. Coloquei um strap na primeira posição marcando ele como unidade master ou unidade única.

Bom... tentativa de boot pela USB, ficou mais dificil porque a BIOS não apresenta a opção de Boot pela USB. Consegui usar o PLoP Boot Manager do Live CD do Hiren13 para bootar com o pendrive com ubuntu 10.10.

A tentativa agora é gravar um MBR bom usando os recursos do Linux Ubuntu. Isso deve ajudar se o MBR estiver corrompido e não estiver conseguindo ser gravado pelo instalador do Windows XP.

Não.... Gravei o MBR com o binário de outra configuração que está funcionando, mas ainda assim, não consegui fazer com que o NTLDR conseguisse ser carregado....

Uma tentativa dramática, instalar num segundo trecho do HD o Ubuntu, gravando GRUB2 na MBR, desta forma, fazer com que o Windows consiga ser carregado.

Mistério dos Mistérios. Depois de muito tentar com diversos HDs, voltei para o velho HD que estava instalado originalmente nesta máquina. Lembrando que ela tinha parado de funcionar repentinamente. Com o Hiren 13, fiz algumas checagens neste HD, agora com cabo IDE "novo", sem furo, jumper para indicar que é HD único, master, devidamente instalado na caixa especial deste gabinete. Estranhamente, este gabinete tem um nicho especial para este HD.

A tentativa de instalar o Windows XP SP2 funcionou, sem maiores problemas.

Bom para os fins civis a que se destina.

Nenhum comentário: