sexta-feira, 8 de abril de 2011

micro da sEcr00.

Queixa.
Reinicia sem parar não chegando a completar a inicialização do Windows.

Providencias
Pesquisa na internet apontou para diversas possíveis causas para o problema. Vamos tentar algumas delas na sequencia da menos invasiva para a mais invasiva.

Check de Memória. Uma das possíveis causadas para as recorrentes inicializações são problemas com as memórias.

ChkDsk. Outra possível causa das reinicializações são os danos ao disco rígido. Para verificar isso, rodamos o chkdsk /r ! O problema é que no Windows XP este programa é agendado no Windows Explorer, Botão direito sobre o disco, Propriedades, Ferramentas, Verificação do Disco. Como o Windows não consegue iniciar completamente não chegamos a este ponto. Isso foi possível usando o boot com um LiveCD do Hirens 13 e usando o chkdsk que ele tem lá. Realmente, o programa marcou um bloco como defeituoso. Isso pode estar causando as reinicializações. Muitas são as causas para este dano ao disco, entre eles, vida útil da unidade, falhas no uso como o desligamento repentino da unidade, virus, etc.
Problemas de espaço no disco também são relatados como causa deste tipo de problema. Neste caso, o disco com bastante capacidade e espaço livre em boa quantidade. Não me parece ser o problema.

Vírus. Outra possível causa para as reinicializações citada na internet, é o vírus. Neste caso, os antivírus experimentados não encontraram problemas. Mas, observa-se que os comportamentos dos usuários deste computador são de alto risco. Falta de atualização do antivírus, intercâmbio de media com dados sem maiores controles, falhas nos procedimentos de tratamento de incidentes com vírus.

Elétrica. A elétrica também foi citada com possível causa de problemas. Será? Conferindo as ligações elétricas, observei que os os polos neutro e fase da tomada estava invertida. Realmente, não sei como isso afetaria os equipamentos. Existem padrões, mas

Parar a reinicialização. Existe uma opção que força a reinicialização do Windows sempre que ele encontra algum problema. Veja em Windows+Pause (Propriedades do Sistema), Avançado, Inicialização e Recuperação! Note que a opção reiniciar automaticamente, em caso de falha do sistema está marcada por padrão. Bom, neste caso isso foi muito ruim, pois não conseguia chegar até aqui para desmarcar... Acho de adotarei por padrão desmarcar isso nas configurações que eu estiver mantendo. Sem isso, ficamos sem a possibilidade de ver as mensagens de erros que o sistema está fornecendo, o que dificulta o diagnóstico. Desmarcar não deve causar problemas, pois o sistema simplesmente deve parar ao encontrar falhas.

Backup dos Dados. Já quase sem esperanças quanto a configuração, optamos por fazer um backup dos arquivos para um HD externo através de um Boot em Live CD. A falta de clareza do que é dado e do que faz parte do sistema, dificulta este trabalho. Modelos de documentos são dados ou sistema? Arquivos de configuração.... o que preservar?

Restauração do Windows
Sem um kit de restauração do ambiente, optamos por fazer uma reinstalação do Windows. A idéia era reinstalar sem formatar para preservar as configurações de softwares outros. Mas, pela "compulsão de clicar" acabamos por danificar a partição do Windows, o que nos obrigou a reinstalação do zero. Como diz o lema da Varig : "há malas que vão para Belem!" Aproveitamos a oportunidade para fazer a segregação dos dados e a separação de uma partição adicional para um segundo sistema operacional (Ubuntu) em dual boot.

Separação de Dados. Segregação do espaço de Dados do espaço de programas em duas partições distintas pode ajudar em futuras ocorrências de problemas semelhantes. Usando o recurso de mover a pasta "Meus Documentos" (Botão direito na pasta Meus Documentos > Propriedades > Mover...) para a partição segregada ajuda a configurar o windows a manter os dados separados dos programas.

Somente o Necessário.... O Extraordinário é demais....
O necessário já tomou 8 horas de trabalho.... o extraordinário terá de ficar para uma próxima oportunidade.

SuperAquecimento de Componentes. Procurar verificar se temos superaquecimento de algum componente do sistema. Veja uma lista de ferramentas que podem ajudar nisso.

LibreOffice. Uma alternativa de ferramentas de escritório. Ficou para ser instalado em outra oportunidade.

Ubuntu. Dual boot com  o Ubuntu como alternativa. Pode ser útil também para o caso de manutenção.

Disciplina de Informática. Aprimorar os aspectos disciplinares do uso de informática, iniciando pela manutenção física, passando pelo bom uso dos aplicativo, chegando aos aspectos de segurança (backup e sigilo).

Outras Constatações
Condições Emocionais. As condições emocionais do ambiente afetam os equipamentos.

Nenhum comentário: