quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

HAL7

O HAL2, sucessor do HAL, vai virar agora HAL7 (win7x86). Estas são as minhas notas no processo.

Bons motivos para migrar.
Ano Novo (2012), Vida Nova. A instalação atual está bagunçada e não dá suporte aos recursos de MS Office mais recentes.

Alem disso, quero me divertir. Esta a minha primeira instalação em ferro. As instalações anteriores em Virtual Box foram de razoável sucesso.





Inventário.
Antigamente usava o Aida32 e era um verdadeiro fã deste software para fazer inventários. Mas, parece que ele acabou. Qual devemos usar?

Free PC Audit. Fez um relatório bem honesto.

Backup
Como não podemos confiar em nada nestas horas, faremos o backup com o Windows, e copiaremos manualmente os arquivos de dados também.

Cuidados especiais para preservar os fontes em uso.

Instalação.

eMail via Navegador
Sem clients de eMail. É preciso configurar bem para que tudo fique transparente para quem está longe.

IME
Recursos de digitação em Chinês. Observamos que o recurso de Texto Rubi do Guia Fonético não estava completando com as palavras em PinYin. Procurando pela internet, encontramos as orientações para complementar o registry. Funcionou bem.

UpGrades que podem ser necessários.
A memória de 1Gb foi dada como minima necessária pelo Win7 enquanto o recomendado é de 2Gb! Lá vamos nós montando um Frankstein novamente. Como a Mobo tem dois slots para memória, já ocupados com dois pentes de 512Mb, é possivel que tenhamos que comprar toda a memória.
Parece que boa parte dos softwares em uso (Skype, etc) vão precisar de uma reinstalação. Senha para isso tudo pode ser um problema.

Legado.
Recursos antigos como a velha impressora HP2200, monitor lcd da itautec de primeira geração, e a placa Pinacle de video podem dar um pouco mais de trabalho, se queremos que ela funciona.

Os recursos de audio começaram sem funcionar quando o win7 foi instalado. Procurando um pouco descobri que a placa de video pinacle estava interferindo com a instalação automatica. Desativando a placa pinacle os recursos de sons foram instalados normalmente. baixando diretamente do site da Nvidia, vamos ver se funciona bem. Parece que a placa não tem driver para o Windows 7, baixei o driver para o Windows Vista, e parece ter funcionado. Deu uma apresentação melhor ás telas.

A instalação do IME parece ter falhado no item Guia Fonético com o recurso de Texto Rubihttp://support.microsoft.com/ph/14019. Parece que ficou faltando um trecho (china.reg) que Registry. Baixando da internet e carregando passou a funcionar bem.

Outros recursos instalados. Mozilla, Chrome, Opera, MS Office 2010, Skype, Fontes legados, dicionairio chines, recursos de teclado oriental, google pinyin, vlc player, image printer,Adobe PDF Reader.

Parece que o compactador de arquivos incorporado não trata arquivos compactados no formato RAR. Qual aplicativo devemos usar? 7-Zip tem a vantagem de ser opensource, boa performance de compressão, instalação sem maiores problemas, interface bastante clara.

Tinhamos começado a experimentar com o Windows Movie Maker no WinXP. Será que ele funciona bem aqui no Windows 7? Aqui, continuando a evolução sobre a versão do Windows Vista, ele está integrado ao Windows Live Essentials 2011. Baixando para tentar fazer rodar. Acho que não preciso de tudo isso junto, Vou experimentar somente com o Movie Maker. Não o Movie Maker não roda reclamando de prerequisitos não especificados. Poderia ser pouca memória (1Gb), pouco disco (20Gb), placa de video (placa padrão, sem maiores recursos) mas não sabendo onde melhorar ou tendo que melhorar em tudo, vamos procurar alternativas para desenvolver este trabalho de criação de videos. Será que eu tenho mais sucesso com o Windows Movie Maker 2? Não! Parece que isso é só para o WinXP e seu pacote do MovieMaker.

Ou Alternativamente o YouTube Movie Maker? Limitações em sua versão gratuíta, por exemplo para videos de até 5 minutos é muito desagradável! Alem disso, o recorrente alerta de que está disponível uma versão paga do produto deixa a experiencia muito truncada.

Por segurança, calibrar o tamanho da lixeira e manter os seus backups atualizados. Um recurso do Windows 7 que pode ser ativado para os mais preocupados está em Painel de Controle, Sistema e Segurança, Sistema, Proteção do Sistema! Defina e ative a Restauração do Sistema para cada uma das Unidades Disponíveis.




Nenhum comentário: