sexta-feira, 10 de agosto de 2012

022 - Mila

Bom! Este micro está de volta na bancada. Das ultima vezes, as tentativas de manutenção no campo se mostraram muito pouco produtivas por restrição de tempo. Estes processos realmente são muito demorados e requerer paciência.

As premissas desta manutenção são:

  • é um micro velho, sobre o qual não se espera muito investimento, se ele conseguir continuar funcionando para acessar internet, ver videos e fotos, e editar pequenos documentos já basta.
  • tentar recuperar a usabilidade sem reinstalar o sistema, pode ser uma diversão adicional.
  • Somente o necessário, o extraordinário é demais! (Balu, o Urso).
Dúvidas

  • ao desfragmentar o disco c:, observei um grande espaço não movível! Porque? O que contem? Como ajustar isso? Acho que me enganei. Eram arquivos fragmentados e não arquivos imoveis.
  • será que os dois serviços anteriores ficaram bons? O que ficou faltando? Verificar isso também!




Conexão de Rede

Os problemas de conexão de rede ao ligar o equipamento na bancada devem ser atribuidos a mau-contato no cabo de rede. Depois de reforço está funcionando.

Aspirador

Esta máquina apresentou estado de limpeza excepcionalmente boa em termos de acumulo de pó. Será que ele tinha recebido limpeza recentemente?

WGA

O WGA realmente deve ser antigo. Está levando bastante tempo para terminar a inicialização alem de tornar o processamento bastante lento. Depois de Resolvido o WGA, tudo parece ter voltado ao normal.

Para evitar futuros problemas com isso, configuramos o sistema de atualização automática do windows para anunciar a existencia de atualizações mas deixar de decisão de baixar e/ou instalar para mim.

Fix-It Center

O Fix-It Center da MicroSoft novamente parece ter dado uma boa solução aos problemas encontrados nesta máquina.

Opa. Parece que fiz confusão com este programa. Existe um outro pacote Fix-It Utilities 10 Professional.

Verificação adicional com o CCleaner, Mv RegClean, Hijackthis, Portinho.

O bom chkdks e defrag sempre devem ser usados.

CPU-Z

Para fazer um inventário do que temos nesta máquina.

Windows 7 Upgrade Advisor

Para verificar a conveniencia de atualizarmos o Windows para Windows 7.
Descartada a atualização para o Win7. Com 512mb de memória RAM ficamos abaixo do minimo exigido pelo Win7. Alem disso, a atualização demandaria a atualização da grande maioria dos programas em uso.

AntiVirus

O AVG instalado está reclamando de número de serie desatualizada e sendo desligada durante o processo de boot. Por isso, totalmente inefetivo. Vamos tentar restaurar a configuração existente. Parece que a reparação da instalação funcionou bem. Um primeiro scanneamento encontrou algumas ameaças que foram mandadas para quarentena ou simplesmente excluidos quando a quarentena não foi possivel.

Alternativamente, podemos pensar em instalar o Avast que tem apresentado bons resultados em outras instalações. Desinstalei o AVG, sendo que tive que reinstalar o AVG para depois desinstalar por algum problema da configuração anterior, e instalei o Avast. Utilizaremos a licença de 12 meses que já temos.


MS Office 2003 em Windows XP

Parece que funciona, mas acho que prefiro o MS Office 97. Ficou meio lento.

Desktop - Papel de Parede

De repente, começou a sumir mais da metade do papel de parede, ficando em branca a parte sumida. Parece que por algum motivo ficou alterada a configuração de propriedade de papel de parede, personalizaar área de trabalho, web. Estavam marcados os dois itens (minha página inicial atual e bloquear itens da área de trabalho). Penei um pouco para descobrir que isso causava o problema, mas ainda não sei como isso foi alterado.

Também não sei como tirar o fundo azul dos nomes dos icons do desktop. Gostaria que este fundo  ficasse transparente.

Este problema é mesmo muito estranho pois nos leva a tentar de tudo para retornar a configuração ao original. Chegamos mesmo a apelar para recursos pouco utilizados, como gpedit.msc que é utilizado para ajustar as configurações de usuários e grupos.

Programas Desinstalados

AdAware, 

Nenhum comentário: