quinta-feira, 21 de março de 2013

Charlie: de novo na bancada

Com a queixa de que não consegue concluir o boot em modo normal, ficando congelado durante o processo, este equipamento voltou à bancada.

Limpeza

Logo que abri o saco plastico em que ele veio envolto, senti um cheiro que queimado. Por via das dúvidas, ou seria por via das certezas, abri a caixa de dei uma boa aspirada em seu interior. Apesar do pó acumulado, não consegui perceber componentes danificados. Pode ter sido somente a fumaça normal do uso.

Defeito Confirmado

Realmente, as minhas tentativas de boot normal, não conseguiram terminar. Ao menos não tive a paciencia de esperar até que o boot terminasse. Desliguei no botão quando depois de cerca de uma hora, não apareceu a tela do login.

Boot com o XP

Com uma instalação do Windows XP em uma partição pequena consegui fazer o ChkDsk e o backup dos dados no disco do windows Vista. Pode ser um custo baixo, sacrificar uma pequena partição no disco com o Windows XP sem uso.

AntiVirus

O registro vencido do Avast parece ter tornando a instalação inativa. Vamos tentar recuperá-la.
O Avira estava inativo apesar de instado. Uma primeira varredura usando este recurso.

Restaurar Configuração do Windows

Uma possibilidade é restaurar a configuração do Windows para uma configuração anterior, mas quando foi que o micro começou a deterior?

Dúvidas

  1. Vista? Porque não um upgrade para Windows7?
  2. 2 Antivirus? Isso é melhor do que um? de qualquer forma nenhum dos dois estava funcionando corretamente....

Referências

  1. Restaurar o Windows Vista - Tres formas básicas de restaurar uma configuração de Windows Vista. No meu caso, isso não se aplicou, mas achei importante manter esta informação anotada aqui.

Nenhum comentário: