segunda-feira, 3 de junho de 2013

Hal7: Apresentando BSOD ....

O Hal7 vem apresentando BSOD. Esta é uma boa oportunidade para aprender a lidar com este problema.

Quisera eu ter anotado os códigos que apareceram na tela no momento que o sistema congelou. Agora, me resta tentar ler os minidumps do windows. (c:\windows\minidump). Felizmente, existem ferramentas como BlueScreenView que facilita este trabalho.



Alguns Suspeitos.

Parece que o problemas está no arquivo halmacpi.dll que está na pasta C:\Windows\System32 ! Será que é possivel, simplesmente substittuir esta pasta por algo mais recente??

Placas de Vídeo

Esta máquina era usada para a conversão de videos VHS para digital usando os recursos (placa e software da Pinaclle). Atualmente, não tenho mais feito isso por isso retirei a placa de captura de video que estava aqui. Isso realmente podia estar causando os problemas de conflito de uso de recursos de som nesta máquina.

Descobri que a placa de video está com a sua ventoinha travada, isso pode estar causando o superaquecimento que leva ao BSOC. Preciso fazer um dxdiag para conferir a configuração e tentar um retrofite desta máquina.

Na tentativa de substituir a placa de vídeo, tive retrabalho (trouxe a placa errada) e tive que ir trocar. A placa correta é uma AGP enquanto a que eu trouxe era uma PCI Express. Talvez uma PCI 1 também servisse, usando um outro slot disponível!

Parece bem alternativa, a caixa não é especifica em um modelo e o disco de software não tem o logo do fabricando. Ainda que veio um disco. O Avast instalado neste Windows 7 detectou ameaças em dois dos arquivos deste CD. Ainda assim, o software não conseguiu ser instalado, dizendo que este ambiente não é Windows, provavelmente não reconhecendo o Win7 já que ele vai somente até o win vista.

Procurando por uma forma de descobrir o modelo desta placa, para depois procurar pelo driver correto na internet. No post de inicialização parece indicar que é NVidia GeForce 6200a BIOS Mira Version 4.44.20.54.LJ, mas será?

Por outro lado, os problemas de BSOD continuam mesmo depois de trocada  a placa de video defeituosa.

Em Tempo.


  • 2013-10-16 - tivemos mais duas ocorrencias de BSOD nesta máquina em setembro e outubro como mostra o registro de ocorrencias. Vamos investigar o problema.

Referencias

  1. How To Fix a Blue Screen of Death - vamos experimentar com as dicas apresentadas neste post.
  2. BlueScreenView v1.47 - View BSOD (blue screen) crash information stored in dump files.   - ferramenta para ler os arquivos de minidump do windows (c:\windows\minidump\)
  3. NoDevice tem uma nova versão do halmacpi.dll, vale a tentativa de usar este recurso.
  4. nvidia - site do produtor da placa de video.

Nenhum comentário: