terça-feira, 1 de outubro de 2013

Charlie: Só funciona em modo segurança....

Desta feita, o chamado foi um tanto mais dramático. O Charlie só funciona em modo segurança!

Em um pouco mais de detalhes, quando iniciado em modo normal, o processo segue até o exibir os icons na tela, mas em seguida apresenta um ruido significativo de ventoinha e apresenta um problema de visualização na tela (ou a tela fica em branco, ou com faixas, ou com partes piscando) se bloqueando totalmente. Sem mouse, ou teclado. A alternativa é desligar no botão de energia.

Observando melhor, com a caixa da máquina aberta, identificamos a ventoinha da placa de video como a causadora do ruido acentuado de ventoinha. Ela é acionada com mais potencia, logo depois de apresentar os icons no desktop.

Isso me parece mesmo um problema de algum programa sendo executado (tarefa programada, tarefa iniciada no boot, ou mesmo algum serviço). E funciona em modo segurança porque nele alguns programas e serviços não são executados, não chegando ao ponto em que apresenta o problema. Então, a primeira opção e retirar o sprograma agendados para iniciar no boot com o

c:> msconfig
Não. Parece que não foi o suficiente. Ainda continuamos com o mesmo problema.

Alternativamente, tentamos iniciar a máquina com o Windows XP que ainda temos em formato multiplos boot nesta máquina. Funciona, mas o trabalho de atualizar todo o ambiente com os drivers, atualização do Windows, e dos diversos programas a ser usados, me desanimou. O lado bom, é que aparentemente ele (WinXP) funciona bem com boa performance nesta máquina.

Falando em performance, está maquina no Windows Vista tem performance sofrível, o que eu atribuo a utilização do disco de sistema em cerca de 90% de sua capacidade! Isso deve estar limitando a capacidade computacional do ambiente. Uma boa redução deste volume, possivelmente incluindo mais disco ou movendo os arquivos para algum disco externo, deve ajudar na performance.

Ccleaner para limpar a configuração de programas instalados, agendados, e registrados. Funcionou legal!

Virus

Virus pode ser o causador dos problemas neste caso, mas então "matar o hospedeiro", não me parece uma boa prática para um  virus. Neste caso, poderíamos classificar este virus, mais como uma "ameba burra"!

Porque em determinado momento o office perguntava se deveria salvar o normal.dot, arquivo com as configurações padrões? Alguem tinha feito alteração nele? Isso me  cheira a virus.

Também não gosto dos navegadores estarem com botões, endereços de acesso inicial apontando para algo parecido com o Google, mas que não é o google. Quem colocou isso? Como fazer para remover?

Queixas Extras

A rede não está aceitando a conexão dos notebooks e dos  tablets. Tentativa de acesso ao painel de controle do Router, sem sucesso. Tentativa de reset do dispositivo no botão, sem sucesso. Porque será?

Desligando e religando o dispositivo parece que tudo voltou a funcionar normalmente! O acesso ao painel de controle do dispositivo e a conexão WiFi dos tablets e dos notebooks.

O que fazer com as sucatas que se expalham pela casa?!? CEDIR, mas tenho a impressão de que este serviço está com algum problema. Alternativamente, CooperMiti apareceu na Veja SP em Setembro de 2013.

Quando seria o momento para atualizar o ambiente? Windows 7 64 bits? Ubuntu 12.04 LTS? Windows 8? Tenho os diagnósticos para isso, mas parece que todos estão relutantes.



Nenhum comentário: