sexta-feira, 25 de outubro de 2013

TAY: Notebook com problemas de USB

O HD externo My Passport quando plugado nas portas USB, simplesmente não é reconhecido. O problema parece não estar no My Passport, pois quando ele é plugado diversos outros equipamentos ele é perfeitamente reconhecido e funcional.

O problema parece ser mais profundo.

Porque ele não consegue bootar normalmente de tempos em tempos? Será que estamos tendo atualizações automáticas do sistema? Windows Update?

Já tinha ouvido falar deste problema anteriormente. Tanto para o caso geral dos Windows, mas também para este equipamento  ( Positivo Premium D237S ) em particular. Aparentemente, depois de alguma atualização automática do Windows, o sistema fica em uma condição de erro, mas voltando a configuração para uma condição anterior com a Restauração de Configuração, tudo volta a funcionar normalmente.

Algumas providencias são cabíveis.

  1. Atualizar o sitema. Isso foi feito com todas as atualizações propostas pelo Windows, exceto a atualização referente ao SP1 que dá o problema de deixar a configuração em estado de erro.
  2. Ajustar a configuração para que as atualizações sejam feitas à comando do usuário e não automaticamente para evitar pressão de tempo durante as atualizações e potencial atualização inacabada.

Parece que não é só o HD My  Passport! Outros dispositivos USB instalados nas portas não estão respondendo bem!?
O HD My Passport, se autorizado a autoexecutar ao ser plugado, faz atualizações no sistema. Será que isso é prudente? Ele busca atualizações no site do seu fabricante se tiver conexão com a internet.

Parece que qualquer dispositivo de armazenamento não está sendo aceito nas portas USB. Boot com um Linux descartou falha de hardware nas portas USB, funcionando perfeitamente. Atualizações nos drivers do Windows não resultaram em grande progresso. Alternativamente, criamos um pendrive para boot com o Ubuntu, garantindo acesso ao sistema alem das portas USB, para o caso de necessidade.

Estando o problema com o Windows, os procedimentos de recuperação do ambiente não funcionaram. Resta-nos a opção de reformatar e reinstalar o Windows. E neste caso, cabe sempre se pensar em que edição do Windows instalar. Veja mais em A closer look at the Windows 7 SKUs!

Pensando em alternativas, sempre vejo a boa possibilidade com as distribuições Linux como a Ubuntu.

O problema é mesmo no Windows que não consegue carregar os drivers USB para dispositivos genéricos de disco (unidades de armazenamento). 


E é restrito ao Windows pois, o Ubuntu live rodando de um PenDrive, consegue montar normalmente os demais dispositivos de armazenamento pelas portas USB, descartando problemas de hardware nas portas ou nas torres de controle.

Tentativas de instalar os dispositivos USB, inclusive atualizando os firmwares dos dispositvos no Windows,falharam. Parece que o Windows entrou em alguma condição de erro em que ele não consegue montar os dispositivos de armazenamento e entregá-lo ao Windows Explorer. Seria o próprio  Windows Explorer com problemas? Neste caso, está me parece que nos encaminhamos novamente para uma reinstalação do Windows. Também me lembra de alguns virus que tentam se apossar do Windows Explorer, em muitos casos usando a propriedade de autorun de programas de dentro dos dispositivos de armazenamento. Mas, isso já seria paranóia, não seria?

Pode ser prevenção minha contra a configuração, mas ele é bem lento! Desde o boot, até durante as operações, ele é bem lento!


Um pouco de limpeza no ambiente foi conseguida com o CCleaner gratuíto. É espantoso que os lixos se acumulem tanto! Confiando na correção do CCleaner aceitei as indicações de limpeza.

Ajustes de performance como fixar o tamanho da memória virtual para evitar a fragmentação do disco, retirar inicializações automáticas do sistema, e drivers antigos, não tiveram ganhos significativos. A próxima providencia é esvaziar um pouco o disco rigido atualmente em cerca de 80% usado. baixando para a baixo de 60 % devemos ter alguma melhora.
Uma limpeza geral com o limpeza do disco, Defrag, Chkdsk, CCleaner e MV RegClean.

Outros problemas:

Uso de senhas precisa ser aprimorado, alem da fragilidade do sistema, a preparação do usuário com os conceitos de segurança é fundamental. Em especial, quando se usa recursos como dispositivos externos para preservar dados externamente.


Finalmentes:

Devolvi hoje (2013-10-31) o equipamento para a TAY. A configuração atual funciona, mas o Windows não consegue atualizar com o SP1. Aparentemente, tem mais problemas do que os relatados com a localização para o pt_BR. As tentativas com estes ajustes não funcionaram. Por algum motivo, o Windows não os dispositivos de armazenamento pela USB. Simplesmente, reconhece o dispositivo, mas não aparece entre os itens do Windows Explorer. O problema parece estar mesmo no Windows, pois usando uma estrutura Live com Ubuntu em Pendrive, todas as portas USB funcionam normalmente.

Nos próximos passos, as alternativas são de formatar o HD e instalar novamente o sistema operacional. O uso da versão Starter do Windows não se mostrou adequada. Instalar outra versão do Windows? ou ir finalmente para o mundo livre?


Um inventário com CPU-Z e Hijackthis para termos uma idéia de onde estamos trabalhando.


devolver


1. tudo parece estar funcionando exceto as portas usb para discos externos incluindo pendrivers.
2. para acessar os discos externos, usar o ubuntu que está no pendrive. deligar o windows, espetar o pendrive, ligar o micro, enter para dizer que é uma sessão de usuário, escolher a língua a ser usada, escolher que é experimentar o ubuntu, enquanto quiser.
3. copia dos arquivos foram feitas no hardware externo, como forma de backup.
4. quando se cansar desta forma de operações, sugiro migrar para o ubuntu o notebook, instalar uma versão de windows mais forte (utlimate), reinstalar a versão comprada (starter).




Referencias:


  1. Install a USB device - com as informações básicas sobre o uso deste recurso no Windows.
  2. USB mass storage device class - informações gerais sobre este recurso, embora esclarecedor, pouco ajuda em casos mais técnicos como o nosso.
  3. Tips for solving problems with USB devices - algumas dicas que podem ser uteis no caso de problemas com USB.

Nenhum comentário: