sexta-feira, 6 de março de 2015

022: Dell Inspiron 15 novamente na bancada

Esta máquina esteve na bancada em outubro de 2014 e está de volta novamente. As queixas do momento são:
  1. WMI Provider Host consumindo muita CPU torna a utilização desconfortável.
  2. Teclado US (teclado simplificado de notebook) configurado para o Português do Brasil, não encontrou o acento grave.
  3.  
A emancipação dos usuários, além da inclusão, é fundamental para o conforto. Camuflar as responsabilidades (tutela), automatizando os processos  achata a curva de aprendizado, prolongando o desconforto na utilização dos recursos.

Alto Consumo de CPU pelo WMI Provider Host

Confirmado o alto consumo de CPU com o WMI Provider Host observado no Gerenciador de Tarefas.

As diversas referencias na internet falam sobre problemas de virus relacionados com o WMI Provider Host, mas neste caso o problema é de problemas operacionais. Em especial, atualização automática dos programas, inclusive do Windows 8, não concluídas corretamente.

Permitir que as atualizações se completem. Evitando que a máquina entre em modo de descanso, suspenso, ou mesmo sem bateria ajuda no processo. Também retirei os recursos de proteção que não estavam sendo usados (CClean, ClamAV, etc). Foi necessário desligar momentaneamente o Anti-virus para que a atualização se completasse.

Os itens mais renitentes foram aplicados um a um fazendo os desligamentos solicitados pelo sistema de atualização. Isso parece evitar os conflitos. Desta forma conseguimos trazer a configuração para totalmente atualizado pelo Windows Update.

Para prevenir, fizemos um stop/start no WMI Provider Host o que parece ter ajudado na configuração deste serviço.


 

Teclado

A tecla abaixo do Esc, faz as vezes do til e do acento grave/crase. Já a tecla próxima do Enter interno faz as vezes do acento trema e agudo. Em ambas as teclas, ela não avança e espera a letra sobre a qual deve ser colocado o acento.
Este problema já havia sido comentado na última visita, mas parece que a explicação não foi assimilada se constou entre as queixas de novo.

Outros

  1. Clam Antivirus, em redundância com o Avast, foi retirado.
  2. CClean de uso em situações especificas, foi retirado.
  3. GodMode instalado para facilitar o uso do ambiente Windows 8.
  4. Win8 as mudanças na interface gráfica não são confortáveis.
  5. Dell esconderam os acessos ao Modo de Segurança, implementam recursos de manutenção adicionais e automatizados.

Recomendações

Procurar balancear a falta de disciplina operacional com a automação dos processos de manutenção e  a automação do notebook. Passar os procedimentos de manutenção para manual, procurando fazer os procedimentos na conveniência de agenda.
Evitar os procedimentos automáticos para não concorrer com os procedimentos de uso do usuário.


Referencias

  1. WMI Provider Host constantly disrupting performance of my CPU, especially when music is playing.  Necessário confirma o diagnóstico pois o mesmo sintoma pode aparecer em outros casos. Este parece levar para um caso Virus.
  2. How to Safe Mode an Inspiron 15 3521 windows 8? - encontrei aqui o procedimento para conseguir o Safe Mode neste ambiente/máquina.
  3. Como executar uma inicialização simples no Windows  - ainda tentando fazer uma inicialização simples, modo segurança, sem a ativação de plugins/drivers
  4. High CPU utilization by the Wmiprvse.exe process on a client computer that is running Windows 8  - 
  5. WMI: How to troubleshoot High CPU Usage by WMI Components
  6. Criar um ponto de restauração - encontrar estas funcionalidades está cada vez menos intuitivo. Alem disso, neste caso, observei que os pontos de restauração existentes estavam corrompidos e não funcionaram.




Nenhum comentário: