domingo, 21 de agosto de 2016

Charlie: De volta à Bancada

O Charlie está de volta à bancada. Esta pode ser uma volta à bancada adicional. De qualquer forma, vamos procurar anotar o que for preciso.

Queixas:

  1. Não liga
  2. Quando liga, em pouco tempo ele congela.

Situação

Aproveitando o recesso olimpico, e sucesso na manutenção do YOLO, levei ao Zé Águia para uma geral. Ventoinhas trocadas, pasta térmica refeita, cabos ressecados substituidos, HD apresentando problemas sacado.

Será que este HD se danificou com os diversos problemas desta máquina?

Anotações Intermediárias:

YeaST + IO-2016a
Processos aconcentendo

Esta máquina tem tres sistemas operacionais instalados em formato de múltiplos boots:


Inventário:

Esta máquina tem tres sistemas operacionais instalados em formato de múltiplos boots:

Inventário:

Esta máquina tem tres sistemas operacionais instalados em formato de múltiplos boots:

Windows Vista. Default

Avast desatualizado, atualizando.
Chkdsk correndo.
Parece funcionar bem. É o sistema operacional default no boot. Mas, o que estaria acontecendo para apresentar congelamentos e BSOD? Tentativas anteriores de resolver estes problemas não deram bons resultados, principalmente por ser intermitentes e variados.

Windows XP

Bastante desatualizado. Aparentemente, não vinha sendo usado. Para mim, ele funcionou normalmente. As queixas parece que se referiam ao Windows 7.

Ubuntu 

Desatualizado. Aparentemente não vinha sendo utilizado.

Nova Encarnação

As tentativas de aproveitamento das instalações anteriores falharam e acabaram se perderam.

A ideia era salvar as instalações de Windows 7 e XP em forma de máquina virtuais Virtualbox e utilizá-las na instalação do Ubuntu devidamente atualizada.

Sem alternativa, instalei o Ubuntu em uma estrutura de particionamento mínima, deixando maior parte do disco para uma área comum entre o host Ubuntu e máquinas virtuais Windows XP e Windows 7 em VirtualBox.

Ubuntu

Ubuntu 15.10 rodando normalmente sem maiores problemas. Preparar um treinamento básico do usários neste ambiente. Esperando que o uso preferencial seja por ele.

Windows 7 (Virtuabox)

Neste formato, o acesso as máquinas virtuais é feito por ativação do VirtualBox (aplicação no Ubuntu), seguido da escolha da máquina virtual desejada. O  disco comum aparece aqui como disco E:\

Neste formato de máquina virtual, o Windows 7 fica restrito a menos da metade dos recursos físicos da máquina (CPU, Memória, etc). Por isso, realmente fica um pouco mais lento do que anteriormente era percebido "quando funcionava"!

Uma instalação básica, sem os recursos de sincronização com dispositivos portáteis.


Restauração do Backup

Um completo pesadelo. O backup do Vista ao fazer o backup, gravou na raiz do dispositivo usado para o backup a pasta com a estrutura preservada (pastas e arquivos) de forma compactada! Isso me pareceu razoável, mas guardou também um arquivoMediaId.Bin que parece ser "importante" para o processo de restauração.

O fato é que consegui fazer a restauração usando o Windows Explorer fazendo copy&paste das pastas zipadas para local desejado. Lento, cansativo, e passível de erros, mas foi a forma que usei!

Referencias:
  1. Getting an mediaID.bin error message when trying to restore data from a backup -  
  2. How to Manually Restore Files Backed Up Using Windows Backup -

Windows XP (VirtualBox)

Realmente não sei se isso vai ser usado, mas deixarei isso pronto nesta máquina.
Restaurar o backup aqui também. Será que este funciona melhor?

Torrent Server (VirtualBox)

Tentaremos uma instalação do Torrent Server TurnKey em VirtualBox. Preocupa a necessidade de configuração no local de instalação e a necessidade de ajustes nos procedimentos operacionais por parte do usuário.
Uma questão observada é que consumiu toda a banda de comunicação deixando os demais integrantes da rede local com recurso marginal.

E.T.

levando de volta para instalação - 2016-02-28 (domingo).





Nenhum comentário: